Maggie é especialista no que toca a avaliar uma tarefa de limpeza. A sua primeira sugestão é perceber o melhor possível a dimensão da tarefa em mãos. Quando é contratada, Maggie agradece aos clientes e, a seguir, pede-lhes que preencham um pequeno questionário que ela tem guardado nas suas notas. Uma tarefa de limpeza pode demorar entre 30 minutos e 5 horas, por isso, perceber a dimensão da tarefa desde o início é crucial.
Maggie também recomenda enviar uma breve mensagem 24 horas antes do início da tarefa para “relembrar o cliente, sobretudo se tiver reservado a tarefa com bastante antecedência”.
O questionário de limpeza de Maggie:
- Quando foi a última vez que fez uma limpeza profissional?
- Tem bolor, animais de estimação ou alguém que fume?
- Existem áreas problemáticas?
- De que material é o chão (ex., carpete, madeira, azulejo)?
- O interior do forno ou do frigorífico precisam de ser limpos?
- Tem um aspirador, uma vassoura ou uma esfregona?
- Quais são as prioridades desta tarefa?
- Tem algum produto de limpeza especial que irá deixar disponível para eu utilizar?
- Irá estar presente durante a tarefa? Se não, posso falar consigo através do chat na altura?
- Como devo entrar na casa para completar a tarefa?
Estas perguntas são essenciais para prever a duração de uma tarefa e saber que equipamento e materiais levar. Também pode pedir a novos clientes que enviem fotos do espaço para ter noção do trabalho envolvido. Os clientes poderão ter preferências:
- Produtos específicos que preferem que utilize.
- Divisões ou áreas em que preferem que se foque.
Pensou em outras perguntas além das da lista acima? Crie o seu próprio questionário e use-o de cada vez que avaliar a dimensão de uma tarefa com um cliente. Isso irá poupar-lhe tempo *e* dar-lhe uma boa noção da tarefa em mãos. Se costuma fazer alguma outra pergunta a clientes, partilhe-a nos comentários!