Uma das perguntas mais frequentes na categoria de limpeza, tanto de taskers como de clientes, é “qual é a diferença entre as categorias de limpeza e limpeza a fundo?” Embora esperemos que os clientes selecionem a categoria correta antes de reservarem, é importante determinar esta distinção ao analisar a dimensão da tarefa para garantir que estão em sintonia.
Como? Faça algumas perguntas ao cliente para compreender expectativas. Depois disso, cabe-lhe a si determinar o tempo e a dimensão da tarefa e se ela se insere na categoria de limpeza ou na de limpeza a fundo.
Se se inserir na categoria de limpeza a fundo mas o cliente tiver reservado uma limpeza geral, explique a situação e apresente o número de horas previsto para a tarefa. Podem concordar mantê-la na categoria de limpeza geral ou pode sugerir que ele volte a reservar na categoria de limpeza a fundo.
Continue a ler para descobrir como taskers de Elite distinguem uma categoria da outra.
Uma limpeza a fundo na cozinha:
As áreas principais de uma limpeza a fundo na cozinha incluem:
- Armários e eletrodomésticos
- Remova todos os artigos dos armários ou do frigorífico, limpe as prateleiras e volte a colocar tudo de forma organizada.
- Certifique-se de que os eletrodomésticos estão limpos e a brilhar (ex., remova as migalhas de pão tostado do fundo da torradeira).
- Filtro do exaustor
- Dependendo do tipo de exaustor, o filtro poderá ser removido facilmente.
- A quantidade de gordura acumulada irá variar conforme a altura da última limpeza.
- Se o filtro for amovível, comece por encher a banca com água quente e sabão; a seguir, remova o filtro e ponha-o de molho.
- Esfregue vigorosamente com detergente da loiça; no fim, volte e colocá-lo no exaustor.
- Se o filtro não for amovível, utilize um pano ou papel de cozinha com desengordurante para esfregar o interior do exaustor. Seque-o cuidadosamente para que esteja pronto a usar.
Uma limpeza a fundo na casa de banho:
A maioria das casas de banho requer um pouco de cuidado extra, mesmo numa limpeza geral. Como sempre, a melhor forma de conhecer as expectativas do cliente é perceber a dimensão da tarefa com ele. As áreas que requerem especial atenção numa limpeza a fundo incluem:
- Áreas de bolor ou manchas persistentes
- Utilize um detergente apropriado para juntas e um detergente com lixívia e deixe-os atuar durante alguns minutos antes de esfregar.
- Caixote do lixo
- Pulverize com um detergente em spray e limpe o interior e exterior.
- Cortina do banho
- Conforme o tipo de material, pulverize e esfregue vigorosamente ou ponha-a a lavar.
- Prateleira do chuveiro
- Esta área é frequentemente ignorada, mas beneficia sempre de um pouco de atenção. Remova todos os artigos e esfregue vigorosamente; a seguir, limpe todos os frascos e deixe-os organizados na prateleira.
Dicas gerais para uma limpeza a fundo:
Foque-se em áreas que poderão ser ignoradas numa tarefa de limpeza geral e que são mais difíceis de alcançar, tais como:
- Paredes, rodapés e maçanetas
- Limpe com um espanador ou detergente em spray normal.
- Ventoinhas de teto, prateleiras altas e objetos de arte
- Limpe o pó meticulosamente, certificando-se de que retira os itens das prateleiras primeiro.
- Para estas áreas mais difíceis de alcançar, poderá ser necessário um banco ou uma escada.
- Comece no topo para apanhar o pó que pousar nas áreas abaixo.
- No caso de pinturas a descoberto, tome precauções e peça instruções ao cliente antes de fazer qualquer coisa além de limpar o pó à moldura.
- Janelas interiores
- Limpe quaisquer manchas com um limpa-vidros e panos de microfibra.
- Nota: lavar janelas no exterior é uma tarefa que deve ser reservada na categoria de “Limpeza de janelas”.
- Limpar atrás de peças de mobília maiores
- Poderão ser precisas duas pessoas para afastar peças de mobília maiores, por isso, não se esqueça de perceber as necessidades da tarefa com o cliente com antecedência.
- Cortinas/estores
- Dependendo do material, poderá limpá-los com detergente ou lavá-los na máquina.
As tarefas de limpeza a fundo são uma oportunidade para os taskers divulgarem os seus serviços adicionais na Taskrabbit. Ao fazer uma tarefa de limpeza geral para um cliente novo, ofereça-se para voltar e fazer uma limpeza mais a fundo, sugerindo áreas em que se concentraria para dar ao cliente uma noção da diferença entre as categorias.