10 dicas fáceis para criar a biblioteca perfeita em casa

27/04/2022

Home library

Home library

Desde os livros que teve de ler na escola até aos que lhe ofereceram (e que não deve ter lido…), é muito fácil acumular livros sem dar conta. Só quando mudamos de casa nos apercebemos das caixas que conseguimos encher com eles. Leia as nossas 10 dicas para transformar a sua biblioteca pessoal num cantinho acolhedor. Talvez se surpreenda e desligue os ecrãs para ler algo em papel.

É possível decorar com livros?

É indiscutível que as bibliotecas e estantes bem organizadas conferem um je ne sais quoi a todas as casas. Há até quem decore bibliotecas como profissão nos Estados Unidos. Thatcher Wine é o decorador de livros mais famoso, tendo organizado a biblioteca de Gwyneth Paltrow e de alguns hotéis de luxo. Para ele, os livros são objetos de design — por vezes, em vez de escolhê-los com base no tema ou na qualidade da escrita, escolhe-os pela cor da capa ou pela lombada. Pode parecer superficial, mas o resultado é incrível. Numa entrevista para a  revista Town and Country, Thatcher disse “Pense no que pretende atingir. Quer contar uma história? Quer uma determinada paleta de cores? Basta aplicar as respostas ao contexto da casa e ao espaço disponível“. Porque, hoje em dia, acumular livros deixou de ser visto como um problema.

Bookshelf

Qual a diferença entre estantes e prateleiras?

Uma estante é uma peça de mobiliário retangular ou quadrada com prateleiras integradas, como estas da IKEA. Por outro lado, uma prateleira é uma peça aparafusada à parede para colocar livros. Pode ser apenas uma prateleira suspensa ou várias, como  estas da gama variada da IKEA. A boa notícia é que, se comprar uma estante, pode pedir a um tasker para montá-la enquanto organiza os seus livros. E se precisar de ajuda para instalar as prateleiras na parede, também há taskers para ajudar nisso. O conhecimento de um profissional é importante para garantir que as prateleiras não caem com o peso da sua coleção especial de livros da Guerra dos Tronos.

Como ter uma biblioteca bonita?

Desta vez, julgamos os livros pela capa (e pelas lombadas). Seguem-se 10 dicas para tornar a sua estante ou prateleira num elemento decorativo da casa:

1. Use a estante para mais do que livros

Dê destaque à sua estante com velas, flores — principalmente suculentas ou catos, que se dão bem com pouca água — candeeiros, pequenas lembranças de viagens ao estrangeiro ou peças de arte.

2. Remova as sobrecapas

Mantenha-as apenas se estiverem em boas condições ou se planear transportar o livro em breve.

3. Crie um caos organizado

Guarde os livros na horizontal e na vertical. Pode até ter alguns de destaque, com a capa voltada para a frente, para quebrar a monotonia.

4. Use caixas de arrumação para as revistas

As revistas e os jornais empilhados numa estante são menos apelativos do que os livros. É preferível colocá-los num cesto de vime ou num baú, ficando acessíveis para quando quiser fazer as palavras cruzadas.

5. Organize os livros por tema ou pela cor da lombada

Ou misture os dois sistemas. Agrupe livros com diferentes tonalidades de preto, vermelho, verde ou amarelo, mesmo que sejam de tamanhos muito diferentes, para criar um efeito visualmente agradável numa parede despida. Em alternativa, organize os livros por tema. Coloque um livro relevante com a capa para a frente para identificar onde começa cada tema.

6. Exponha molduras com fotografias

Algumas molduras com fotografias da família ou das férias entre os livros ou sobre pilhas de livros na horizontal dão vida e energia à sua estante ou prateleira.

7. Reserve um espaço para os livros por ler

Da mesma forma que tem uma lista de programas de TV ou da Netflix que planeia ver, junte todos os livros que ainda não leu num local específico. Pode até servir-lhe de lembrete de que existem outras formas de entretenimento além da TV.

8. Crie um espaço separado para os livros infantis

A biblioteca das crianças cresce exponencialmente a cada ano, ainda mais do que a dos adultos. A melhor forma de despertar o interesse de uma criança pela leitura é tornar os livros apelativos. Na prática, isto significa que deve evitar empilhar os livros na horizontal, visto que alguns ficariam inacessíveis. A melhor disposição consiste em voltar as capas para a frente, colocando o maior livro atrás e o mais pequeno à frente. Para tal, recomendamos as  prateleiras de exposição ou um escaparate como este da IKEA.

9. Recorra a suportes para livros

Pode agradecer ao norte-americano William Stebbins Barnard por esta invenção. Biólogo e inventor, patenteou os suportes para livros como os conhecemos, em 1877. Procura suportes? Veja este dourado cheio de classe ou este em forma de “B”.

10. Contrate um especialista em organização para fazê-lo por si

Se pensar em cores, organização e design lhe traz mais stress do que satisfação ou se dispensa passar o seu tempo a estudar lombadas, contrate um organizador profissional. Reserve já um para criar um cantinho acolhedor em casa.

Agora já sabe decorar uma estante ou prateleira. Quando o fizer, instale o computador à frente e gabe-se do novo fundo nas reuniões no Zoom.

Partilhe a sua biblioteca decorada connosco no Instagram. Identifique-nos com @taskrabbitpt

Histórias relacionadas