Como as redes sociais afetam a nossa vida em casa

18/11/2022

Redes sociais, custo de vida e inflação. O que terão estas três coisas em comum? Todas ela influenciaram a o modo como as pessoas encaram a vida em casa este ano.

Antes da pandemia, muitas casas estavam cheias de brancos e cinzentos; hoje, vemos interiores tão únicos quanto os seus habitantes. O que começou com um toque pessoal explodiu na criação de uma experiência em casa completamente única.

Analisámos 3,9 milhões de reservas dos últimos 12 meses para conhecer a tendência das tarefas neste último ano. Para nos ajudar a prever o que se segue na vida em casa no ano que se aproxima, olhámos para as redes sociais. 54% das pessoas consideram importante ter uma casa que tenha bom aspeto nas suas redes sociais, e um número crescente volta-se para estas plataformas não só para se manter em contacto com amigos e família, mas para encontrar ideias e inspiração para a casa.

Embora cada país encontre inspiração em recursos variados, 26% do mundo procuram inspiração no TikTok para a moda, e contamos que a influência deste recém-chegado aumente em 2023.

Tendo isso em conta, a Taskrabbit realizou um inquérito global para perceber a influência do TikTok, em particular, nas tendências de casa, design e lifestyle.

Vamos ver o que descobrimos.

2022: o ano em revista


1. Interiores de bem-estar

O mundo para além da nossa porta parece, por vezes, avassalador. Isto teve influência nas nossas decisões de decoração de interiores, com pessoas a reportar que a coisa mais importante é que a sua casa seja confortável e acolhedora (94%). Um ambiente criado para fomentar um estilo de vida saudável pode fazer uma grande diferença no nosso bem-estar mental. Os pedidos de reserva com a palavra “bem-estar” aumentaram 199% em todo o mundo, com pedidos específicos para salas de música, espaços de meditação, bibliotecas e ginásios em casa. Reserve uma tarefa de manutenção.

2. Tendências curvilíneas

Os especialistas acreditam que ter formas arredondadas em casa pode melhorar o bem-estar. Isto porque linhas curvas e suaves são esteticamente agradáveis, provocando respostas emocionais como calma e contentamento. Quem não quer sentir-se assim na sua própria casa? Esta tendência pode ser concretizada através de arcos ou janelas curvas, ou de forma mais simples, com mobília ou espelhos arredondados. No TikTok, a pintura de arcos visualmente marcantes esteve em voga este ano: um quinto (23%) dos utilizadores do TikTok experimentou isto em casa. Reserve ajuda para pinturas.


3. Somos o que pomos na parede

Há uma tendência crescente de encher as paredes com prateleiras e obras de arte, expondo pinturas e livros para expressar a nossa personalidade. Globalmente, estamos a afastar-nos de interiores elegantes e minimalistas: este é agora o fator que as pessoas consideram menos importante na decoração da casa. Como parte desta mudança, observámos um aumento de 25% nos pedidos de instalações em relação ao mesmo período no ano anterior.

A arte pessoal acrescenta um toque único a qualquer divisão, mas as pessoas estão a tornar-se mais criativas e a usar texturas como o gesso. Basta uma tela grande, gesso e um raspador para fazer uma peça de arte em casa. Estas telas com textura estão a aparecer em todo o lado nas redes sociais, com tutoriais incluídos. Quem sentir inspiração poderá precisar de ajuda a pô-las na parede, e é aí que os taskers entram. Reserve ajuda para instalações.


4. Tetos marcantes

Tetos brancos são tão 2021. Um número cada vez maior de pessoas opta por pintar ou decorar tetos com papel de parede; mais de um quinto dos participantes no inquérito reportou ter experimentado esta tendência nos últimos 12 meses. É uma boa forma de dar interesse ao espaço, especialmente quando também se brinca com texturas. Seja com painéis, traves, gesso ou iluminação ousada, os tetos estão finalmente a receber o apreço que até aqui foi dado às paredes. Reserve ajuda para decoração.


5. Casas que trazem alegria

Uma outra grande tendência no TikTok em 2022 foi a organização — por exemplo, do guarda-roupa, do frigorífico ou da despensa. Os pedidos de organização aumentaram 37% em relação ao mesmo período no ano anterior, e os de limpeza, 55%. Menções da palavra “reabastecer” tiveram um aumento estratosférico de 165% no meio desta tendência. Reserve ajuda para organização.


Previsão de tendências da Taskrabbit para 2023


1. Cluttercore: o maximalismo

Estamos a viver um movimento antiminimalismo, com 74 milhões de visualizações para #cluttercore no TikTok e 22% dos utilizadores a dizer que querem incorporar esta tendência em casa. Prevemos que o espírito do maximalismo se manifeste em soalhos marcantes, ênfases decorativas e um choque de cores, texturas e padrões. Kitsch é o novo preto.


2. Reutilização criativa

Com orçamentos reduzidos para o ano que vem, é provável que as intervenções maiores em casa fiquem para segundo plano. Mas há sempre formas de dar nova vida a uma divisão sem ser preciso começar do zero. As pessoas seguirão tendências já emergentes na plataforma, como usar azulejo autocolante como revestimento de parede (+112%), revestir os armários de cozinha em vez de os trocar (+250%), e substituir maçanetas (+63%), para dar a espaços um aspeto novo.


3. Interiores com eficiência energética

Com o custo de vida a aumentar e o inverno a aproximar-se, as pessoas estão a tomar medidas para conter a conta da eletricidade. Prevemos que isto influencie escolhas de design interior: 98% dos inquiridos planeia fazer alterações em casa para ajudar a baixar a conta da eletricidade.

O número de instalações de casas inteligentes já está a aumentar. As reservas na Taskrabbit aumentaram 45%, e os pedidos para instalar painéis de parede aumentaram 83%. Não só acrescentam caráter e personalidade à parede, como são uma boa forma de isolamento, o que sugere que esta será uma das grandes tendências em 2023.

4. Design biofílico

Trazer o exterior para o interior não é uma ideia nova, mas vai ser transformadora em 2023. Apesar de o interesse em plantas de interior está a diminuir (-4% de pedidos), os pedidos de jardins verticais aumentaram 76%.

Como parte do nosso desejo de nos aproximarmos da natureza, haverá uma grande procura de instalações de fontes de água, juntamente com um aumento na procura de materiais naturais para a casa, como cânhamo, bambu ou rotim.


5. Estética acolhedora

Inspirados pelo conceito japonês de momijigari, a celebração do outono e do acolhedor, antecipamos um aumento dos tons mais quentes em casa em 2023. Os interiores cinzentos e brancos começarão a ser substituídos por cores mais acolhedoras.

As reservas de pintura de interiores que mencionam cores como terracota, pôr do sol e laranja torrado já estão a aumentar, com 38% dos inquiridos reportando que planeia pintar paredes nestes tons no próximo ano.


Como fazemos tarefas

No meio da inflação e notícias de uma recessão, arranjar um emprego paralelo está a passar de inspirador a motivador. Em 2022, a comunidade global de taskers cresceu 4x em relação ao mesmo período no ano anterior, com um grande crescimento previsto no ano que se avizinha, e com 36% dos participantes a reportar que o aumento do custo de vida os tem feito pensar em arranjar um emprego paralelo.

Os jovens adultos também não vão deixar que os problemas financeiros sejam um obstáculo. Vimos um aumento de 48% em taskers ativos entre os 20 e os 29 anos na plataforma, mostrando que os jovens estão a pôr a liberdade financeira em primeiro lugar como nunca antes.

E que cidades mostram mais apreço a taskers por um trabalho bem feito? Estas são as cidades portuguesas onde as pessoas são mais generosas com as gorjetas:

  1. Funchal
  2. Porto
  3. Faro
  4. Lisboa
  5. Coimbra

Estamos nisto juntos: torne-se tasker ou reserve a primeira tarefa hoje.

Histórias relacionadas