Como as redes sociais afetam a nossa vida em casa

18/11/2022

Redes sociais, custo de vida e inflação. O que terão estas três coisas em comum? Todas ela influenciaram a o modo como as pessoas encaram a vida em casa este ano.

Antes da pandemia, muitas casas estavam cheias de brancos e cinzentos; hoje, vemos interiores tão únicos quanto os seus habitantes. O que começou com um toque pessoal explodiu na criação de uma experiência em casa completamente única.

Analisámos 3,9 milhões de reservas dos últimos 12 meses para conhecer a tendência das tarefas neste último ano. Para nos ajudar a prever o que se segue na vida em casa no ano que se aproxima, olhámos para as redes sociais. 54% das pessoas consideram importante ter uma casa que tenha bom aspeto nas suas redes sociais, e um número crescente volta-se para estas plataformas não só para se manter em contacto com amigos e família, mas para encontrar ideias e inspiração para a casa.

Embora cada país encontre inspiração em recursos variados, 26% do mundo procuram inspiração no TikTok para a moda, e contamos que a influência deste recém-chegado aumente em 2023.

Tendo isso em conta, a Taskrabbit realizou um inquérito global para perceber a influência do TikTok, em particular, nas tendências de casa, design e lifestyle.

Vamos ver o que descobrimos.

2022: o ano em revista


1. Interiores de bem-estar

O mundo para além da nossa porta parece, por vezes, avassalador. Isto teve influência nas nossas decisões de decoração de interiores, com pessoas a reportar que a coisa mais importante é que a sua casa seja confortável e acolhedora (94%). Um ambiente criado para fomentar um estilo de vida saudável pode fazer uma grande diferença no nosso bem-estar mental. Os pedidos de reserva com a palavra “bem-estar” aumentaram 199% em todo o mundo, com pedidos específicos para salas de música, espaços de meditação, bibliotecas e ginásios em casa. Reserve uma tarefa de manutenção.

2. Tendências curvilíneas

Os especialistas acreditam que ter formas arredondadas em casa pode melhorar o bem-estar. Isto porque linhas curvas e suaves são esteticamente agradáveis, provocando respostas emocionais como calma e contentamento. Quem não quer sentir-se assim na sua própria casa? Esta tendência pode ser concretizada através de arcos ou janelas curvas, ou de forma mais simples, com mobília ou espelhos arredondados. No TikTok, a pintura de arcos visualmente marcantes esteve em voga este ano: um quinto (23%) dos utilizadores do TikTok experimentou isto em casa. Reserve ajuda para pinturas.


3. Somos o que pomos na parede

Há uma tendência crescente de encher as paredes com prateleiras e obras de arte, expondo pinturas e livros para expressar a nossa personalidade. Globalmente, estamos a afastar-nos de interiores elegantes e minimalistas: este é agora o fator que as pessoas consideram menos importante na decoração da casa. Como parte desta mudança, observámos um aumento de 25% nos pedidos de instalações em relação ao mesmo período no ano anterior.

A arte pessoal acrescenta um toque único a qualquer divisão, mas as pessoas estão a tornar-se mais criativas e a usar texturas como o gesso. Basta uma tela grande, gesso e um raspador para fazer uma peça de arte em casa. Estas telas com textura estão a aparecer em todo o lado nas redes sociais, com tutoriais incluídos. Quem sentir inspiração poderá precisar de ajuda a pô-las na parede, e é aí que os taskers entram. Reserve ajuda para instalações.


4. Tetos marcantes

Tetos brancos são tão 2021. Um número cada vez maior de pessoas opta por pintar ou decorar tetos com papel de parede; mais de um quinto dos participantes no inquérito reportou ter experimentado esta tendência nos últimos 12 meses. É uma boa forma de dar interesse ao espaço, especialmente quando também se brinca com texturas. Seja com painéis, traves, gesso ou iluminação ousada, os tetos estão finalmente a receber o apreço que até aqui foi dado às paredes. Reserve ajuda para decoração.


5. Casas que trazem alegria

Uma outra grande tendência no TikTok em 2022 foi a organização — por exemplo, do guarda-roupa, do frigorífico ou da despensa. Os pedidos de organização aumentaram 37% em relação ao mesmo período no ano anterior, e os de limpeza, 55%. Menções da palavra “reabastecer” tiveram um aumento estratosférico de 165% no meio desta tendência. Reserve ajuda para organização.


Previsão de tendências da Taskrabbit para 2023


1. Cluttercore: o maximalismo

Estamos a viver um movimento antiminimalismo, com 74 milhões de visualizações para #cluttercore no TikTok e 22% dos utilizadores a dizer que querem incorporar esta tendência em casa. Prevemos que o espírito do maximalismo se manifeste em soalhos marcantes, ênfases decorativas e um choque de cores, texturas e padrões. Kitsch é o novo preto.


2. Reutilização criativa

Com orçamentos reduzidos para o ano que vem, é provável que as intervenções maiores em casa fiquem para segundo plano. Mas há sempre formas de dar nova vida a uma divisão sem ser preciso começar do zero. As pessoas seguirão tendências já emergentes na plataforma, como usar azulejo autocolante como revestimento de parede (+112%), revestir os armários de cozinha em vez de os trocar (+250%), e substituir maçanetas (+63%), para dar a espaços um aspeto novo.