Tarefas na Taskrabbit: um guia de iniciação

08/11/2023

Acabou de chegar? Estamos aqui para ajudar. Consulte o guia introdutório abaixo para saber mais sobre a App de tasker e começar a desenvolver a sua atividade. Vamos a isso!

Acerca da Taskrabbit

Gestor da comunidade de taskers

Cada país tem, pelo menos, um Gestor da comunidade de taskers dedicado, que defende os interesses da comunidade de taskers da Taskrabbit. Durante o seu percurso como tasker, terá oportunidade de falar com o Gestor da comunidade de taskers, por telefone ou até em pessoa.

Os taskers receberão uma solicitação por e-mail para agendar uma chamada com o respetivo gerente da comunidade, durante a qual poderão trocar experiências e comentários.

Em alternativa, pode agendar uma chamada com o Gestor da comunidade de taskers aqui.

Taskrabbit | Portugal | Gestor da comunidade de taskers
Serviço de Apoio ao Cliente

Se lhe surgirem perguntas no decorrer de uma tarefa, pode contactar-nos através do chat do Serviço de Apoio ao Cliente. A Taskrabbit tem um chat disponível em todos os países europeus, entre as 9:00 e as 17:00, de segunda-feira a sábado.

Em alternativa, também pode visitar o Centro de Apoio.

Condições de Utilização e mais informações

Marketplaces

Marketplace geral e IKEA

A plataforma da Taskrabbit é um marketplace bilateral que gera novas oportunidades de trabalho, seja para obter um rendimento extra, seja para criar o próprio negócio. Os taskers definem as respetivas tarifas e horários, podendo concentrar-se em prestar um serviço de qualidade enquanto a Taskrabbit trata da logística.

A Taskrabbit é constituída por dois marketplaces — o marketplace IKEA e o marketplace geral — e pode inscrever-se em qualquer um deles (ou em ambos).

Marketplace geral: uma breve apresentação

O marketplace geral tem várias categorias, como faz-tudo ajuda com canalização ou carpintaria ligeira. Em todos os mercados europeus, as categorias mais procuradas são montagem de mobiliário, instalação e pequenas reparações.

Ao selecionar a categoria com a qual precisam de ajuda, os clientes veem uma lista de todos os taskers incluídos nessa categoria e podem decidir quem pretendem contratar para o trabalho específico.

Assim, para entrar no seu mercado, especialmente durante as primeiras semanas como tasker, recomendamos o seguinte:

  • Defina previamente a sua disponibilidade (pode fazê-lo com uma antecedência de até 17 dias)
  • Escreva uma descrição apelativa
  • Defina a tarifa por hora, considerando fatores como a comparação com o marketplace
IKEA: uma breve apresentação 

A montagem de mobiliário IKEA é disponibilizada a todos os clientes IKEA depois de adquirirem uma peça de mobiliário IKEA. Dependendo do produto a montar, poderá ser necessário instalá-lo ou fixá-lo à parede. Os clientes podem reservar um serviço de montagem de mobiliário no site da Taskrabbit, assim como nas lojas IKEA e online.

Aqui, os taskers podem escolher as tarifas num intervalo para garantir que os clientes têm preços consistentes para serviços de montagem.

Independentemente da categoria escolhida pelos taskers, os taskers recebem 100% da tarifa e 100% de quaisquer gorjetas.

Comparação entre IKEA e marketplace geral

IKEA

  • Categorias: montagem de mobiliário (e instalação/fixação à parede, quando o produto o exija).
  • É feita uma correspondência automática entre clientes e taskers.
  • As tarifas de tasker são escolhidas num intervalo (para garantir que os clientes têm preços consistentes para serviços de montagem).

Marketplace Geral

  • Categorias: montagem de mobiliário, instalação, faz-tudo, carpintaria ligeira, entre outros.
    Os clientes selecionam o tasker a partir de uma lista de taskers.
    O tasker escolhe a tarifa horária para cada categoria.

A preparação

O mapa

Definir um mapa estratégico pode ter um grande impacto na quantidade de tarefas que recebe. Normalmente, os taskers focam a área de trabalho no centro da cidade, uma vez que a maioria das tarefas tenderá a vir daí. No entanto, se cada tasker desenhar um mapa semelhante, haverá mais concorrência e, consequentemente, menos solicitações.

Assim, uma boa forma de tentar obter mais solicitações é definir um mapa que abranja zonas diferentes.

Para editar o mapa no telefone:

  1. Clique em “Receba tarefas” na navegação inferior Clique em “Mapa”
  2. Toque no botão “Eliminar”, no canto inferior direito, para eliminar o mapa atual, caso o tenha
  3. Selecione a opção “Desenhar” no canto inferior direito e desenhe o seu mapa com o dedo
  4. Certifique-se de que clica no ponto onde começou, para criar uma forma fechada
  5. Clique em “Guardar”
Taskrabbit | Portugal | O mapa

Sugestão: se achar difícil editar o mapa no telefone, pode fazê-lo no site da Taskrabbit.

O calendário

A sua disponibilidade e a forma como a gere também pode ter bastante impacto na quantidade de solicitações que recebe. Tente manter o calendário o mais atualizado possível (a aplicação permite-lhe agendar a disponibilidade para os 17 dias seguintes). Se agendar consistentemente os 17 dias seguintes, pode aumentar as suas hipóteses de receber uma solicitação.

Sempre que abrir disponibilidade, recomenda-se que o faça num bloco maior em vez de em blocos mais pequenos, uma vez que isto aumenta a probabilidade de receber tarefas de longa duração.

  • Por exemplo, se se definir como disponível das 10:00 às 13:00, não poderá receber tarefas cuja duração prevista seja mais de 3 horas.

A ter em conta ao configurar a disponibilidade:

  • Os taskers só podem estar disponíveis a partir das 8:00 e os clientes só podem agendar tarefas a começar, o mais cedo, às 8:00.

Por exemplo, se abrir um bloco de disponibilidade das 8:00 às 16:00:

  • O primeiro horário disponível para contratação é às 8:00 (após a contratação poderá reagendar para mais cedo, se quiser).
  • O último horário disponível para contratação é às 14:00, uma vez que o sistema atribui duas horas à realização da tarefa.
Taskrabbit | Portugal | O calendário

Sugestão: congele a sua conta sempre que quiser; enquanto ela estiver congelada, não receberá solicitações.

Descrição do perfil e apresentação

Ponha-se no lugar do cliente: “Porque hei de reservar este tasker? A apresentação não me dá nenhuma informação sobre o que o tasker pode ou não fazer…”

Uma descrição de perfil e apresentações completas e bem escritas são a melhor forma de aumentar a sua visibilidade e receber tarefas.

Pense na apresentação como o seu próprio marketing, uma vez que é uma forma de apresentar as suas competências a potenciais clientes para promover o seu trabalho.

Aqui estão algumas sugestões para melhorar a apresentação:

  • Refira os seus anos de experiência e como adquiriu as suas competências
  • Indique as ferramentas e equipamentos que possui
  • Mostre o seu compromisso com a qualidade do trabalho
  • Inclua quaisquer especificações de categoria que tenha
  • Adicione emojis, escreva um slogan, etc. Torne-a apelativa!
Adicionou fotografias de trabalhos anteriores?

Ver fotografias de trabalhos anteriores pode ajudar os clientes a sentirem-se mais seguros e confiantes ao enviar-lhe uma tarefa.

Para adicionar estas fotografias ao seu perfil:

Vá à secção “Perfil” no menu inferior “Perfil do tasker” “Fotografias profissionais” Escolha a categoria a que pretende adicionar fotografias. Pode optar por carregar uma foto já tirada ou tirar uma na altura.

Acha que sabe criar um perfil de sucesso? Teste o seu conhecimento aqui.



Solicitações para realizar tarefas

Falar com o cliente

Quando uma tarefa é solicitada ou reservada, a falta de comunicação entre clientes e taskers pode levar a que a tarefa seja cancelada por qualquer uma das partes.

Quando receber uma solicitação, é importante obter uma confirmação por escrito do cliente para prosseguir com a tarefa. No entanto, a falta de comunicação entre clientes e taskers pode, ainda assim, dar origem a um cancelamento, mesmo que a tarefa já tenha sido confirmada.

Ainda que a Taskrabbit procure mitigar a falta de resposta ao enviar lembretes para clientes e taskers para que comuniquem no chat, deixamos algumas sugestões para começar a conversa:

  • Responda assim que possível (veja mais informações sobre o tempo de resposta abaixo).
  • Confirme a hora da tarefa e a localização.
  • Faça perguntas referentes à própria tarefa: que ferramentas são necessárias, se terá espaço para trabalhar, se os produtos chegaram.

Se for mais fácil discutir pormenores ao telefone, utilize a função de chamada na aplicação. A seguir, deixe uma mensagem escrita no chat a confirmar o que foi discutido, pedindo ao cliente que também confirme.

Tempo de resposta

Não responder a solicitações atempadamente também pode impedir a realização de uma tarefa.
Os taskers têm uma janela limitada para começar a conversa com o cliente pelo chat, conforme a data de início da tarefa e a hora da solicitação:

  1. Se receber uma tarefa até às 20:00, tem até às 21:00 para responder.
  2. Se receber uma tarefa entre as 20:00 e as 00:00, tem até às 12:00 do dia seguinte para responder.
  3. Se receber uma tarefa para o próprio dia, terá 1 hora para responder.

Sugestão: verifique a aplicação todos os dias antes das 21:00 para saber se tem novas solicitações e evite perder tarefas.

A importância da mensagem de fecho

Pode configurar uma mensagem de fecho automática que é partilhada no chat após a conclusão de cada tarefa. Assim, estará a melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, a aumentar a probabilidade de se tornar num dos seus “taskers favoritos”.

Para editar a mensagem de fecho, aceda à secção “Perfil” na aplicação “Mensagem de fecho” Existem dois tipos de mensagens personalizadas: para tarefas recorrentes ou normais (pode personalizar cada uma delas individualmente). Ao entrar em cada uma delas, verá que já existe uma mensagem previamente escrita.

Uma boa mensagem de fecho pode levar clientes a deixarem uma avaliação positiva ou a guardarem o seu perfil como favorito, por isso, há vantagens em escrevê-la.

Compromisso para a Satisfação

Trabalhe com um nome em que confia

Quando os seus clientes estão protegidos, o seu negócio também está. Todas as tarefas reservadas e pagas através da plataforma da Taskrabbit são abrangidas pelo nosso Compromisso para a Satisfação, que reembolsa até 10 000 € por tarefa em reclamações elegíveis na eventualidade improvável de que algo corra mal. O nosso Compromisso para a Satisfação foi pensado para garantir uma experiência de utilização positiva e incentivar o uso continuado da plataforma da Taskrabbit. Ao reembolsar clientes por danos à propriedade e garantir a satisfação do cliente, dedicamo-nos a ajudar o seu negócio a manter uma forte base de clientes.

Conte connosco

A cada passo, a sua segurança é a nossa prioridade. Em reservas feitas e pagas através da plataforma, o Compromisso para a Satisfação reembolsa até 10 000 €, em reclamações elegíveis, caso haja ferimentos no decurso de uma tarefa por negligência da parte do cliente.

Saiba mais sobre a política e limitações do Compromisso para a Satisfação aqui.

Pronto(a) para testar o seu conhecimento sobre a plataforma novamente? É só clicar aqui.

A categoria IKEA

Atribuição de selos IKEA

Todos os taskers podem optar por adicionar a categoria de montagem de mobiliário IKEA ao perfil.

Quando pede para aderir a esta categoria, o seu perfil é verificado para garantir que cumpre os padrões de qualidade necessários, tais como uma boa imagem de perfil, disponibilidade no calendário, um mapa definido e uma apresentação. Se o seu perfil cumprir estes critérios, poderá receber um selo IKEA.

Tenha em conta que o tempo para receber o selo nesta categoria irá variar consoante os níveis de procura.

Não cumprir as Condições de Utilização da Taskrabbit ou as da IKEA poderá levar à remoção temporária ou permanente do seu selo IKEA.

Pode saber mais sobre a categoria IKEA na sessão de formação IKEA.

Instalação/fixação à parede

Para reduzir o risco de acidentes em casa, as instruções de montagem de certos artigos IKEA poderão exigir que eles sejam fixos à parede.

Quando os clientes reservam uma tarefa de montagem IKEA, têm de confirmar primeiro que as instruções de montagem serão seguidas, o que poderá incluir fixar o mobiliário à parede. Assim, recomenda-se que tenha um berbequim na sua caixa de ferramentas para essa eventualidade.

Além disso, embora os clientes sejam aconselhados a comprar suportes, parafusos, pregos e chaves hexagonais, pode haver alturas em que não o fazem. Quando forem fornecidos por si, pode acrescentá-los às despesas apresentadas ao cliente. Antes de o fazer, é aconselhável confirmar com o cliente se são necessários artigos adicionais no chat, conforme o processo de faturação de despesas discutido abaixo.

Portal IKEA

A plataforma da Taskrabbit atribui automaticamente taskers disponíveis a clientes IKEA. Por vezes, podem estar disponíveis tarefas IKEA que não foram atribuídas (talvez por o prazo ser curto ou um local de difícil acesso). Quando tal acontece, estes trabalhos não atribuídos vão para o portal IKEA. Este portal IKEA contém todas as tarefas não reclamadas e os respetivos detalhes.

Para solicitar uma das tarefas disponíveis, basta abrir o portal IKEA.

Sugestão: guarde a ligação ao documento para o verificar diariamente. A ligação é sempre a mesma.

Faturação de despesas

Quaisquer despesas relevantes devem ser discutidas com o cliente antes de serem incluídas numa fatura. Se, para concluir uma tarefa, tiver de comprar materiais ou ferramentas, ou pagar estacionamento, certifique-se de que faz o seguinte:

  • Anote no chat todos os artigos que tem de comprar e confirme o respetivo custo com o cliente.
  • Carregue uma imagem do recibo quando tiver comprado as ferramentas necessárias.
    • Se a despesa/fatura for superior a 100 €, contacte a equipa de Serviço de Apoio ao Cliente, antes de começar a tarefa, para obter aprovação para prosseguir.
  • Adicione as despesas extra à fatura.

Pode encontrar mais informações sobre despesas e reembolsos aqui.

Considera-se especialista na categoria IKEA? Teste os seus conhecimentos aqui.

Estatísticas

Análise

Cancelar ou recusar tarefas repetidamente poderá afetar as suas estatísticas, bem como o número de solicitações que recebe.

As 3 subcategorias de métricas (às quais pode aceder na aplicação) são: Oportunidade, Lucros e Tarefas.

  • Oportunidade: aqui vê a sua posição média nas pesquisas, o número de vezes que apareceu na lista de resultados e a percentagem de taskers abaixo da sua posição nos resultados relativamente aos últimos 30 dias.
  • Lucros: aqui encontra o total de lucros dos últimos 30 dias, os lucros esperados e a percentagem de taskers que obtiveram lucros abaixo dos seus. Os lucros esperados são uma estimativa que a plataforma faz com base na sua disponibilidade e no desempenho médio de outros taskers da sua zona.
  • Tarefas: aqui verá o montante total de tarefas concluídas, o número de tarefas esperado e a percentagem de taskers que obtiveram lucros abaixo dos seus. O número de tarefas esperado é uma estimativa que a plataforma cria com base na sua disponibilidade e no desempenho médio de outros taskers na sua zona.
Chegar a tasker de Elite

Nos meses em que tiver cumprido os critérios para o estatuto de Elite, verá um selo no seu perfil de tasker. O estatuto é atribuído por categoria e mostra aos clientes que é particularmente competente e fiável nessas categorias.

Se for elegível para se tornar Elite, receberá uma notificação no fim da primeira semana do mês.

Para se qualificar para o estatuto de Elite, existem determinados critérios a cumprir em quatro marcos diferentes:

  • 200 tarefas desde a adesão (este número nunca reinicia)
  • 10 tarefas mensais
  • 50 tarefas desde a adesão numa categoria (categoria IKEA, montagem de mobiliário, etc.). Se atingir 50 tarefas em 2 categorias, contará como tendo atingido 2 marcos.
  • Pontuação de desempenho >90%. Chegar ao percentil 10 de taskers no topo que excedem o número de tarefas previsto (a nossa previsão do número de tarefas que pode concluir com base nas estatísticas de potencial e na disponibilidade atuais)

O progresso do estatuto de Elite para o mês atual e anterior pode ser encontrado na sua aplicação na secção “Desempenho”.

Vantagens extra

Quando atingir o estatuto de Elite, terá a oportunidade de optar por algumas vantagens (por exemplo, beneficiar do seguro Onsi e oportunidades de feedback adicional).

Enquanto tasker de Elite, será automaticamente inscrito nos seguros Onsi com a oferta da seguinte cobertura:

  • Proteção contra acidentes no trabalho: indemnização em caso de ferimentos
  • Proteção por morte acidental no trabalho: indemnização em caso de morte acidental
  • Proteção contra incapacidade: indemnização em caso de lesão permanente no trabalho
  • Licença parental: licença de maternidade e paternidade para trabalhadores independentes
  • Cobertura por morte de familiar: compensação caso perca um membro da família direta

Agradecemos-lhe por ter dedicado este tempo a conhecer melhor a App de tasker e a plataforma Taskrabbit. Esperamos que as informações e os conselhos que partilhámos consigo tenham sido esclarecedores e aumentem o seu potencial de lucros com a Taskrabbit!

Histórias relacionadas