Taskrabbit lança programa de mentoria para o Dia Internacional da Mulher

21/02/2023

Para assinalar o Dia Mundial da Mulher, estamos a apoiar a comunidade de mulheres taskers na Taskrabbit ao lançar o primeiro programa de mentoria virtual para motivar as colegas microempresárias a se juntarem à plataforma. Conheça Samara Rezende, que se inscreveu na Taskrabbit em março de 2021, e descubra como ela consegue conciliar as tarefas com a sua agenda. Falámos com a Samara para saber mais sobre o seu dia a dia como mulher a trabalhar nesta área, e por que motivo quer ser mentora de outras mulheres.

A Samara vai estar disponível para sessões de mentoria pessoal 1:1 realizadas virtualmente a 8 de março de 2023, a partir das 10h. Marque a sua sessão de 30 minutos através deste link: https://calendar.app.google/ZEgo6hcVGkwYBMqv9

A Samara vai estar disponível para sessões de mentoria pessoal 1:1 realizadas virtualmente a 8 de março de 2022, a partir das 10h. Marque a sua sessão de 30 minutos através deste link: https://calendar.app.google/ZEgo6hcVGkwYBMqv9

P: Fale-nos sobre si!

R: Sou brasileira, moro em Portugal há 3 anos e já trabalhei em várias áreas – desde trabalhos administrativos, a venda de imóveis, passando pela restauração e pelo serviço de estafetas de comida. No entanto, descobri que o que gosto mesmo de fazer é trabalhar com a montagem de móveis. 

P: Como descobriu a Taskrabbit e por que decidiu inscrever-se?

R: O meu irmão trabalhava na TNB e entregava e montava móveis da IKEA. Quando a Taskrabbit veio para Portugal, o meu irmão pediu-me para trabalhar com ele. De início disse-lhe que não, mas depois de algum tempo a ponderar e depois de começar a ter problemas no meu antigo trabalho, decidi abrir a minha conta e começar a trabalhar na plataforma. 

P: Que aspeto mais aprecia nesta profissão?

R: Gosto muito de ter uma agenda e de trabalhar como trabalhador independente. Assim, nos dias em que não tenho serviços agendados, posso ficar em casa a adiantar as minhas coisas (algo que na verdade já não acontece há algum tempo, uma vez que tenho tido os dias preenchidos). 

P: Tem alguma história de tarefas memorável que possa partilhar? 

R: Para mim, são quase todas. Isto porque me dá muito gozo mostrar aos clientes que uma mulher consegue montar móveis para uma casa inteira, se for preciso. Quando começo a fazer o meu trabalho, há quem fique bastante espantado de ver uma mulher a fazer o que faço. No entanto, no final, ficam bastante satisfeitos e agradecidos. Por norma, dão-me muito boa nota na aplicação e até pedem para falar com algum gerente ou supervisor para darem feedback do meu trabalho e da simpatia que tenho para com eles. 

P: Como é a rotina de um dia normal na sua vida? 

R: Geralmente, trabalho de manhã. Acordo e vou direta para o primeiro agendamento do dia. Às vezes consigo ter quatro ou cinco agendamentos no próprio dia, mas depende sempre do volume de trabalho, da quantidade e complexidade dos móveis que tenho para montar. Quando termino as minhas tarefas, vou ao ginásio e depois vou para casa descansar para ter a certeza de que no dia seguinte consigo fazer o meu trabalho como deve ser. 

P: Alguma vez enfrentou desafios como mulher tasker?

R: Infelizmente, enfrento alguns. Existe sempre o preconceito de ser mulher e de haver a possibilidade de não conseguir fazer o meu trabalho por ser pesado ou pelos móveis serem grandes, por exemplo. Já tive pessoas a cancelar o trabalho na aplicação por verem que será uma mulher a realizar o serviço. No entanto, fico muito satisfeita quando encontro pessoas com um pouco de preconceito e lhes consigo mostrar que consigo fazer bem o meu trabalho. 

P: Fora do trabalho, quais são os seus hobbies e interesses? 

R: Gosto de estar rodeada de pessoas, seja com o meu namorado, família ou amigos. Gosto de ir almoçar com eles, passear, jantar ou até mesmo fazer um churrasquinho brasileiro. Ao estar com eles, qualquer lugar vira festa. 

P: Por que razão quer ser mentora de outras mulheres taskers? 

R: Para mostrar a todas as mulheres que podemos fazer tudo desde que haja vontade. Nada impede que mulheres tenham trabalhos que são normalmente associados a homens. Eu sou a prova disso. 


A Samara vai estar disponível para sessões de mentoria pessoal 1:1 realizadas virtualmente a 8 de março de 2023, a partir das 10h. Marque a sua sessão de 30 minutos através deste link: https://calendar.app.google/ZEgo6hcVGkwYBMqv9

Histórias relacionadas